Governador estima operação do Porto Sul em 2015; licença de instalação é prevista para 2013

Governador Jaques Wagner na entrevista coletiva com a imprensa em Salvador. (Foto Produção)

O governador Jaques Wagner estimou para 2015 o início da operação do Porto Sul, no distrito de Aritaguá, em Ilhéus, durante entrevista coletiva realizada na tarde de segunda-feira (19.11.), na Governadoria. O petista reconheceu o atraso no cronograma da obra, que será o último ponto da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), realização do governo federal que ligará a cidade de Figueirópolis, no Tocantins, a Ilhéus. “O planejamento era para 2014. Mas a gente leva o tempo que a democracia exige. Tem o Ibama, os ambientalistas, as comunidades locais. É óbvio que todo mundo gostaria de mais celeridade, mas a gente tinha que negociar com muita gente que pensa diferente. Quem mais queria que ficasse pronto era eu. Vou trabalhar e outros inaugurarão”, declarou Wagner. Segundo o secretário da Casa Civil, Rui Costa, o governo trabalhará para atender as 39 condicionantes combinadas com o Ibama a fim de conseguir do órgão ambiental a licença de instalação no primeiro semestre de 2013. “A nossa comemoração é porque o projeto foi aceito”, disse Costa, ao se referir à emissão da licença prévia, na última quarta (14). Devido a observações do Ibama quanto aos impactos ambientais, o plano original – de construir o porto na Ponta da Tulha – foi alterado, com a futura instalação mais ao sul, 5 km mais perto de Ilhéus. O empreendimento é composto por uma retroárea com 1224,9 hectares, ponte de acesso marítimo, píer com quebra-mar a 3,5 quilômetros da costa, acesso terrestre e dragagem de 16,5 milhões de metros cúbicos. A construção do Porto Sul terá investimentos de R$ 3,5 bilhões, dos quais R$ 1 bilhão da empresa Bahia Mineração (Bamin), que terá um terminal privativo para exportação de minério de ferro. Já o porto público será constituído por terminais para armazenamento e movimentação de cargas como soja, etanol, fertilizantes e outros granéis sólidos, áreas administrativas e operacionais e Zona de Apoio Logístico (ZAL).

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