Programação oficial da posse do bispo D. José Ruy.

Operarios trabalham a noite para deixar tudo pronto para posse do novo bispo de Jequié. (Foto Agência AM)

O novo bispo da diocese de Jequié D. José Ruy chega as 11 horas da manhã na paroquia de Maria Auxiliadora no municipio de Jaguaquara onde deverá almoçar com padres capuchinhos. As 14 horas ele viaja para Jequié onde cumpre toda programação que foi elaborada para sua posse. Às 15:30 Dom José Ruy chegará à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, acompanhado pelo Arcebispo de Vitória da Conquista e presidente do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe), Dom Luis Gonzaga Silva Pepeu, e pelo Bispo de Salgueiro-PE, Dom Magnus Henrique, que ordenou Bispo a Dom José Ruy em Salvador, no dia 07 de setembro deste ano, além de muitos frades capuchinhos. Na mencionada paróquia, Dom José Ruy será recepcionado pelo Bispo Emérito de Jequié-BA, Dom Cristiano Krapf, pelo Prefeito Municipal e autoridades civis, militares e religiosas.

Pronunciamentos

Farão uso da palavra o Exmº Revmº Dom Luis Gonzaga Silva Pepeu, em nome do Regional NE3 e da província eclesiástica de Vitória da Conquista, a Irmã Rosimar Maria de Carvalho, em nome dos religiosos e religiosas que atuam na Diocese de Jequié-BA, o Exmo Sr Prefeito Luis Amaral em nome do município de Jequié-BA, o Sr. Antônio Carlos Souza Rodrigues, em nome dos Leigos e Leigas da Diocese. O pronunciamento de Dom Cristiano se dará na esplanada da Catedral.

Carreata

Às 16:00h dar-se-á início a carreata em carro aberto rumo à Catedral Diocesana de Santo Antônio de Pádua, passando pela Avenida Lomanto Júnior, e convergindo para a Avenida Rio Branco nas proximidades do Colégio da Polícia Militar, passando pela Santa Luzia, Cerqueira Campos, Tote Lomanto e seguindo direto até próximo ao Museu Muncipal Castro Alves.

Entrada do Bispo na Catedral

Nas proximidades do Museu Municipal, Dom José Ruy descerá do veículo, ladeado por Dom Cristiano e Dom Luis Pepeu, passando pelo meio do povo no corredor central da esplanada em direção às portas da Catedral onde será recepcionado pelo pároco Pe. Vitor Agnaldo de Menezes. Dom José Ruy receberá o crucifixo para ser beijado, e a caldeira de água Benta com a qual se asperge e aos demais que estão à sua volta, em seguida se dirigi ao interior da Catedral, ajoelhando-se alguns instantes diante da capela do Santíssimo Sacramento. O beijo da cruz representa sinal de respeito e reverência, uma vez que o Bispo tem a missão de anunciar o Evangelho, o mistério pascal de Cristo, cujo símbolo da cruz do Senhor o atesta. A aspersão com a água benta é um gesto de lembrar e renovar o Batismo que nos configura a Cristo e nos torna novas criaturas, banhadas no seu amor e nascidas de novo. A adoração ao Santíssimo Sacramento é sinal da consciência de que toda a ação pastoral deve levar à celebração eucarística, cume e ápice da vida e da missão da Igreja. Isso mostra que a Igreja, ao mesmo tempo que faz a Eucaristia, por ela é gerada, dela se alimenta e haure suas forças para ser um só povo reunido.

Procissão de entrada

Terminado o momento acima descrito, Dom José Ruy com todos os outros Bispos, padres, diáconos, seminaristas, se prepararam para dar início à procissão de entrada. Enquanto a procissão toma corpo, o Pe. Marcos Vinicius Alves Santos, comentarista da ação litúrgica fala sobre a Igreja como corpo místico de Cristo e em seguida coral entoa o Canto “Povo de Reis”. Quando a procissão estiver de frente para a catedral, entoa-se o canto “Marcha da Igreja”. A procissão de entrada quer fazer memória da própria condição da Igreja como povo de Deus, um povo que peregrina, um povo em marcha rumo à casa do Pai, ao encontro de seu Senhor e Deus.

Acolhida aos presentes

Chegando ao espaço armado para a celebração eucarística, Dom Cristiano se dirige para a Cátedra episcopal ladeado por Dom Luis Pepeu e Dom José Ruy. Todos se assentam. Pe. Marcos Vinicius saúda os padres de ersas diocese presentes e apresenta os Senhores Bispos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: