NOTA DE ESCLARECIMENTO DA DIREÇÃO DO HOSPITAL GERAL PRADO VALADARES SOBRE LEITOS DE RETAGUARDA

Considerando a veiculação pela imprensa de informações desencontradas e fora do contexto em relação à utilização dos leitos de retaguarda da Unidade da Fundação José Silveira em Jequié pelo Hospital Geral Prado Valadares, a direção geral do HGPV vem a público esclarecer conforme segue:
Nunca houve interferência político-eleitoral na atual gestão do Hospital Prado Valadares, nem agora, nem antes e não haverá; A demanda pela disponibilidade dos leitos de retaguarda em questão foi da gestão do HGPV e da SESAB; Não há cerceamento a nenhum paciente de ser internado em leito de retaguarda, mas quem decide isto não é o paciente nem o diretor do hospital, e sim o médico, pois existem critérios clínicos estabelecidos em protocolo; Apesar da inauguração da Unidade (Santa Casa Hospital São Judas Tadeu) ter ocorrido no dia 09 de junho, os leitos de retaguarda foram liberados para utilização no dia 03 de julho, as primeiras 8 solicitações de transferência via Central Estadual de Regulação ocorreram em 07 de julho, a primeira transferência ocorreu em 10 de julho, de quando as transferências continuaram, tendo atingido a lotação máxima em 27 de julho, sexta-feira.
É importante salientar que os problemas técnicos e burocráticos relatados referem a critérios clínicos do perfil dos pacientes, de competência estritamente médica, e não simplesmente administrativa. Houve transferência de paciente que teve de retornar ao HGPV porque chegando lá apresentou quadro clínico incompatível com o protocolo (febre + dispneia).
Além dos leitos de retaguarda o HGPV conta também com o Serviço de Internação Domiciliar que absorve parte dos pacientes que não necessita ocupar o leito do HGPV e nem os de retaguarda, pois podem ficar Melhor em Casa, no conforto de sua residência recebendo a equipe multiprofissional de acordo com a necessidade.
Os interesses e objetivos da atual gestão do HGPV é prestar a melhor assistência aos usuários do SUS, independente de questões politico-eleitoreiras.
É preciso discutir também a falta de funcionamento da regulação prévia dos pacientes que utilizam os leitos Credenciados ao SUS em Jequié, porque mesmo ocupando os 28 leitos de retaguarda da Santa Casa, o HGPV continua superlotado, com pacientes nos corredores, enquanto existem leitos do SUS vazios nas 4 Clínicas Credenciadas ao SUS em Jequié.
O município de Jequié (150 mil hab., referência para 600 mil hab.) não possui hospital da rede própria e a UPA não atende aos critérios previstos de funcionamento e suporte, o único público é o Estadual (Prado Valadares), único com porta aberta de urgência e emergência geral, obstétrica e psiquiátrica 24h.

Anúncios

4 Responses to NOTA DE ESCLARECIMENTO DA DIREÇÃO DO HOSPITAL GERAL PRADO VALADARES SOBRE LEITOS DE RETAGUARDA

  1. Henry Zimbrunes disse:

    Sr. Gilmar,

    O HGPV nunca foi tao eficente como agora durante a sua gestao. Tenho interesse pessoal com o HGPV e sempre acompanho, o tratamento, reformas, expanssao do Parado Valadares. O que acontece e continua acontecesdo e que a populacao, funcionarios e equipe medica nao estao acostumados com um Diretor competente que exirge ordem na casa e sempre procuram e fazem criticas banais a respeito da sua administracao. Comfesso que ate eu no inicio da sua administracao discordei de uma acao sua e depois de refletir e analisar os acontecimentos, a sua decisao foi a correta e justa. Eu estava errado.

    Achei um absurdo a maneira que o deputado Leur rididularmente fez as inrresponsaveis acusacoes.( A realidade e que em epoca de eleicoes, etica moraes nao se apliica)

    Um abraco e parabens pela extraordinaria e competate admistracao do Hospital Prado Valadares.

    Henry Zimbrunes,MD
    Washington-DC
    USA

    • Fernanda Martins disse:

      Agora Sr. Gilmar só falta resolver o atendimento no setor de psiquiatria esperamos uma solução mais rápida antes que a população recorra ao Deputados Antonio Brito e Euclides Fernandes

      • Fernanda Martins disse:

        Agora Sr. Gilmar só falta resolver o atendimento no setor de psiquiatria esperamos uma solução mais rápida antes que a população recorra ao Deputados Antonio Brito e outros

  2. Dr. Henry,
    Grato pela deferência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: